www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

10 alimentos que ajudam a combater os sintomas da TPM

Mensalmente a TPM atrapalha a rotina e qualidade de vida de muitas mulheres. Especialistas apontam que esse período pode contar com mais de 150 sintomas físicos e emocionais, que atingem até 80% das mulheres. Para as que sofrem com essas reações indesejadas, uma boa saída pode ser apostar em uma alimentação adequada nestes dias. Isso porque alguns alimentos possuem nutrientes que são aliados na luta contra os sintomas da TPM.

Alimentos que reduzem os sintomas da TPM

Confira abaixo quais são os alimentos que têm o poder de aliviar dores, mudanças hormonais e variações de humor.

Laranja
Por ser rica em vitamina C e cálcio, a fruta ajuda no combate ao estresse, comum no período da TPM, e proporciona um maior relaxamento.

Oleaginosas
Alimentos como nozes, castanhas e amêndoas são importantes antioxidantes que amenizam os sintomas da TPM, já que combatem o envelhecimento precoce das células.

Aveia
A aveia ajuda o organismo a diminuir a absorção de gordura e melhora o funcionamento do intestino. Além disso, estimula o corpo a produzir dopamina e serotonina, melhorando o humor. E mais: ainda ajuda na retenção de líquidos, ansiedade e dores musculares.

Banana
A banana é uma forte aliada na luta contra a TPM por vários motivos: ela reduz o inchaço, atua na eliminação de sódio e, por ser rica em fibras, ajuda a regular o intestino.

Chocolate amargo
Para quem não resiste a um doce neste período, o mais indicado é o chocolate amargo, com 70% de cacau. E, além de ajudar a reduzir o estresse e as oscilações de humor durante a TPM, o alimento ainda tem efeito estimulante, devido à serotonina e teobromina.

Salmão
O salmão é um alimento recomendado até mesmo em casos de depressão, por ser rico em vitamina B6 e ômega 3 e, assim, ajudar a regular o humor. O peixe ainda potencializa a absorção da serotonina, hormônio do bem-estar.

Abacaxi
A fruta é rica em manganês, importante no combate da irritabilidade. Além disso, o abacaxi é fonte de potássio, ajudando a evitar o inchaço e reduzindo o desejo por ingerir açúcar.

Água
O consumo de água é essencial para o funcionamento do corpo de uma forma geral. No caso da TPM, ela é uma poderosa aliada, uma vez que facilita a excreção de toxinas pela urina, combatendo os sintomas.

Couve
A couve verde é fonte de vitamina A, ajudando a regular as variações hormonais que ocorrem na TPM. Além disso, por ser rica em fibras, a folha previne prisão de ventre e inchaço.

Chá de camomila
Esse é um calmante natural e ainda ajuda a combater as cólicas menstruais. O chá ainda alivia os espasmos musculares.

 

Alimentos que pioram os sintomas da TPM
Enquanto os alimentos citados acima ajudam no combate dos sintomas da TPM, outros podem potencializar essas reações, tornando o período ainda mais desagradável para a mulher. Saiba o que evitar nesses dias:

Cafeína
Bebidas cafeinadas, como café, refrigerantes, erva-mate e chá preto podem causar ansiedade, irritabilidade e oscilações de humor, além de dores nos seios. Para que o organismo não sinta abstinência da cafeína, o ideal é reduzir o consumo e não eliminá-la repentinamente.

Açúcar
Embora o desejo pelo consumo de doces aumente neste período, o açúcar é um vilão por provocar dores de cabeça e fadiga, além de privar o organismo dos sais minerais.

Álcool
As bebidas alcoólicas podem intensificar os sintomas, uma vez que destroem o metabolismo dos carboidratos e por serem tóxicas para o fígado.

Sal
O sal causa a retenção de líquidos, especialmente neste período.

Carnes vermelhas
As carnes vermelhas exigem uma maior quantidade de sais minerais e comprometem o bom funcionamento do fígado.

Ao cuidar da sua alimentação, os sintomas da TPM serão reduzidos e, assim, você irá sentir uma melhora na sua qualidade de vida e bem-estar! Para outras informações sobre alimentação saudável, não deixe de acompanhar o Alelo Comer Bem é Tudo de Bom.

Publicado : 10 de fevereiro de 2017 as 03:20