www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

4 dicas para facilitar a hora de cozinhar

É cada vez mais comum escutarmos que as pessoas gostariam de cozinhar com maior frequência e criar hábitos mais saudáveis do que elas têm atualmente. Entretanto, por conta da correria do dia a dia, também é cada vez mais difícil conseguir tempo para ir à cozinha e por a mão na massa.

Por isso, separamos algumas dicas para facilitar a sua vida. Que tal separar algumas horas do final de semana para adiantar a comida para os dias da semana? Gostou da ideia? Confira 4 dicas para que você consiga fazer suas preparações de forma equilibrada sem atrapalhar o dia a dia!

  1. Planeje-se!
    Se pararmos para pensar no que vamos comer somente quando bater a fome, a chance de escolhermos uma combinação de alimentos com perfil nutricional inadequado aumenta. Por isso, a dica é pensar no que vai comer durante a semana e montar um cardápio simples. Deixe um caderninho para isso na cozinha e vá anotando o que gostaria de comer na semana seguinte, aproveite e anote também os ingredientes que vai precisar, assim fica até mais fácil na hora de ir às compras. Dessa forma você também consegue se organizar para variar em cores, sabores e texturas e não cair na monotonia.
  2. Congelando alimentos!
    Congelar alimentos é uma ótima opção para quem não tem muito tempo! O processo de congelamento apresenta diversas vantagens quando comparado a outros tipos de armazenamento, tais como: manutenção de cor, aroma, sabor e qualidades nutricionais, sem falar da segurança microbiológica do produto. Você pode preparar alguns pratos e separar porções individuais em potinhos de vidro ou saquinhos próprios para essa finalidade. Feijão, molho de tomate, lentilha, sopas, vegetais e carnes são ótimos exemplos de preparações que podem ser congelados e facilitam muito o dia a dia na cozinha. Lembre-se sempre de etiquetar o alimento com nome e a data em que foi feito. Para descongelar os alimentos, a melhor forma é leva-los à geladeira durante aproximadamente 5 horas. Já alimentos prontos para o consumo, como é o caso do feijão, podem ser aquecidos instantaneamente, usando micro-ondas ou fogão.SUGESTÃO: Para reduzir perdas na qualidade dos vegetais durante o congelamento, podemos recorrer a uma técnica que consiste em deixar estes alimentos em pequenos pedaços em água fervente durante aproximadamente 5 minutos, e, logo após, colocá-los em um recipiente com água gelada pelo mesmo tempo. Isso evita que enzimas promovam a deterioração destes alimentos. Para finalizar, é só escorrer e guardar em saquinhos ou potinhos no congelador.
  1. Preparando sucos!
    Na falta de tempo, o suco de frutas natural sempre acaba sendo a última opção. Para mudar isso, selecione seus sabores preferidos, que podem conter frutas, legumes e verduras, faça o suco e coloque em forminhas de gelo para congelar. Durante a semana, quando for fazer seu suco, a única mão de obra será bater essas “pedrinhas de gelo” com água e está pronto seu suco natural!SUGESTÃO: Utilize ervas e temperos naturais em seus sucos para variar nos sabores! Que tal experimentar um suco de abacaxi com hortelã ou maracujá com manjericão? Fica uma delícia e super refrescante!
  1. Tempero!
     Se você costuma utilizar alho e cebola para temperar suas preparações culinárias, uma boa opção é batê-los no liquidificador e colocar em potinhos dentro da geladeira. Deste modo, quando precisar não vai precisar picar tudo de novo! Você pode ainda testar outros sabores, incluindo salsinha ou cheiro verde nessa misturinha.

Com essas dicas vai ficar muito mais fácil ter uma refeição saudável feita em casa. Agora é só por em prática!

Publicado : 23 de maio de 2014 as 08:00

TAGS: Saúde