www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

5 benefícios das frutas vermelhas para a sua saúde

Nos últimos tempos, as berries ganharam atenção especial de especialistas em nutrição e de quem busca uma alimentação saudável no dia a dia. Nessa categoria, entram frutas que são velhas conhecidas nossas, como amora, morango, jaboticaba, açaí, cereja e acerola, e outras mais populares em outros países, como o mirtilo (ou blueberry), cranberry, framboesa e a goji berry. Mas o que elas têm de tão especial assim?

O grande trunfo dessas frutinhas é o fato de elas serem ricas em potentes antioxidantes e vitamina B. Essas substâncias são as responsáveis por combater os radicais livres que atacam as nossas células, provocam o envelhecimento precoce e causam doenças graves, incluindo o câncer.

Mas os benefícios das frutas vermelhas são bem amplos e diversos. Confira cinco deles e veja como essas frutas são alternativas saborosas e funcionais para incluir no seu café da manhã e nos lanches intermediários durante o dia.

Benefícios das frutas vermelhas para sua saúde

1. Prevenção do diabetes

Elas são ricas em fibras, que têm a missão de fazer a digestão ocorrer de forma mais lenta no organismo. Isso evita o desenvolvimento de um quadro chamado resistência à insulina, que é a principal causa do surgimento do diabetes tipo 2.

2. Controle do colesterol

O excesso de colesterol ruim (LDL) no sangue é o que provoca doenças, como hipertensão, infarto, entre outras. Além disso, as fibras solúveis ajudam nesse controle, uma vez que elas formam um gel que altera a absorção do colesterol no organismo.

3. Melhoram a visão

A combinação dos nutrientes vitamina C, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B é poderosa para a manutenção da saúde dos olhos, uma vez que eles previnem a perda da visão e a degeneração macular.

4. Colaboram para o bom funcionamento do cérebro

Esse benefício é devido às antocianinas, que são os pigmentos que conferem a cor roxa ou avermelhada às berries. Dentre diversas outras funções que assumem no organismo, essas substâncias também contribuem para o funcionamento do cérebro e reduzem as chances de desenvolvimento de tumores.

5. Ajudam a emagrecer

Está de dieta? Então não deixe de acrescentar essas frutinhas na sua rotina alimentar. E motivos para isso não faltam! Elas aumentam a saciedade, o que faz com que se coma menos, regulam o funcionamento do intestino, diminuem o acúmulo de gordura e reduzem as inflamações.

Além disso, as frutas vermelhas se destacam como grandes aliadas na prevenção de doenças. Elas são excelentes fontes de vitamina C e um poderoso antioxidante. Ajudam a reforçar a imunidade, blindando o organismo e prevenindo várias doenças, desde uma gripe até o desenvolvimento de tumores cancerígenos.

Consulte sempre um profissional habilitado para elaborar um plano alimentar adequado às suas necessidades.

Publicado : 16 de março de 2018 as 16:48

TAGS: Movimento