Quem mora sozinho sabe muito bem que fazer compras no supermercado não é a tarefa mais fácil de todas. Isso porque é preciso pensar na quantidade exata de alimentos a comprar para que eles não acabem estragando na geladeira. Além disso, muitas vezes acaba sendo muito mais fácil comer qualquer coisa pela rua do que cozinhar pra uma pessoa só. Mas, como tudo tem solução, nós estamos aqui para te ajudar.
Aqui no portal nós já falamos sobre como fazer as melhores escolhas nas refeições fora de casa. Se você não lembra, é só clicar aqui. Mas é sempre bom ter alguns alimentos em casa para preparar suas próprias refeições. Então, vamos à estratégia.

  • Faça uma lista antes de sair de casa! Pensando na disposição dos produtos no supermercado, anote tudo que você precisa, já considerando os pratos que pretende preparar ao longo da semana. Feito isso é só conferir as dicas abaixo, pegar o seu Alelo Alimentação e partir para as compras!
  • Leite: Para quem mora sozinho ou gosta de variar os lácteos, comprar leite costuma ser um problema. Como as embalagens geralmente contém 1 litro, o produto acaba estragando na geladeira.  Por isso, que tal aderir ao leite em pó? Assim você prepara apenas a porção que vai consumir e se preocupa apenas com a data de validade do produto, que costuma ser longa.
  • Iogurtes: Embalagens individuais são a pedida certa para você! E se você não tem o hábito de consumir este tipo de alimento diariamente, fuja das cartelas de 4 a 6 porções. Deste modo você não corre o risco de “esquecer” seu iogurte na geladeira e perder o prazo de validade.
  • Carnes: A primeira dica é não exagerar nas compras! No mercado ou no açougue, considere uma média de 150g de carne por refeição. Chegando em casa, separe tudo em embalagens com porções individuais para congelar. Isso é muito importante para evitar que as carnes sejam congeladas e descongeladas mais de uma vez – o que não é nada recomendável! Se preferir, alguns cortes já podem ser congelados temperados para facilitar ainda mais a sua rotina. Lembre-se de etiquetar os pacotinhos com nome e data e não se esqueça que nessa categoria incluímos não apenas carne bovina, mas também frango, peixe, porco e outros.
  • Frutas: Se você faz compras semanalmente ou de 15 em 15 dias, escolha frutas maduras, mas também procure colocar no seu carrinho algumas mais verdes. Essa é uma estratégia bacana para que elas durem por mais tempo na sua fruteira. Fique ligado também na quantidade! Para facilitar seus cálculos, considere uma média de 2 a 3 porções de frutas por dia. Só não pode esquecer de comê-las.

Lembre-se que o desperdício não está com nada e, por isso, a regra geral para aqueles alimentos que não estão presentes no seu dia a dia é sempre optar por embalagens pequenas e porções individuais. Mesmo que em alguns casos as embalagens grandes e tamanho família representem uma economia no valor unitário, vale lembrar que você mora sozinho e, provavelmente, você não vai consumir tudo! E o resultado vai ser comida jogada no lixo, ou seja, prejuízo para você e para o planeta!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.