www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

5 motivos para consumir mais fibras

Quem nunca ouviu a expressão: “Essa é uma pessoa de fibra”? Esse é um adjetivo usado para definir alguém forte, energético e resistente. E não é por acaso. Assim também são as fibras alimentares.

As fibras são as partes do vegetal que não são digeridas, mas que exercem papel importante no nosso sistema digestivo. Para entender suas funções, é preciso conhecer os seus dois tipos, de acordo com a sua solubilidade:

As fibras solúveis, quando entram em contato com a água, formam um gel, que é o responsável por prolongar a sensação de saciedade. Elas estão presentes em alimentos como frutas cítricas, aveia, soja e mandioca.

Já as fibras insolúveis não interagem com a água, mas são essenciais para o controle da glicemia e para o bom funcionamento do intestino. Estão presentes nas cascas das frutas, no feijão, no farelo de trigo e nas verduras folhosas.

 

Motivos para consumir mais fibras

Agora que você já entendeu o que são as fibras, confira cinco motivos para inseri-las na sua rotina alimentar:

Conferem saciedade

As fibras fazem com que o alimento seja digerido mais lentamente. Isso significa que vamos demorar mais tempo para sentir fome e comer novamente. Essa é uma vantagem especial para quem deseja perder peso.

Melhoram o funcionamento do intestino

As fibras regulam o fluxo intestinal e por isso são importantes para evitar ou aliviar o intestino preso. Mas, para isso, é preciso sempre consumir água enquanto ingere alimentos ricos em fibras. Caso contrário, o efeito será a constipação.

Previne diabetes tipo 2

As fibras agem no organismo como uma espécie de “esponja” que absorve o açúcar e elimina pelas fezes, não deixando aumentar a glicose sanguínea, portanto prevenindo o diabetes.

Fortalecem o sistema imunológico

Os cereais integrais fazem com que nosso organismo elimine substâncias tóxicas por meio do fígado. Isso fortalece o sistema imune e previne o desenvolvimento de diversas doenças.

Protegem o coração

As fibras solúveis são determinantes para o controle do colesterol. O seu consumo ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue, o que evita o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. Invista no farelo de aveia, o alimento com maior quantidade de fibras solúveis existente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo total de fibras diárias para um adulto não deve ultrapassar os 30 gramas. Desse total, 75% devem ser de fibras insolúveis e 25% de fibras solúveis. É importante não exagerar na ingestão desses nutrientes, uma vez que em excesso pode ocasionar um desconforto abdominal e redução da absorção de cálcio e ferro.

Publicado : 2 de outubro de 2017 as 17:01