Já pensou em plantar os seus temperos preferidos em casa? Além de ter a sua disposição ervas fresquinhas e naturais para deixar os pratos ainda mais saborosos, cultivar uma mini horta em casa aumenta o seu contato com a natureza, trazendo mais verde para a sua casa, e ainda ajuda a economizar nas compras da feira!

E o melhor? Fazer isso é mais fácil do que você imagina. As hortas podem ser feitas em todos os tipos de casa e também em apartamentos, é só plantar as mudas em vasos individuais ou jardineiras. O importante é que fiquem em um local bem iluminado!

Confira abaixo as dicas que separamos para você cultivar salsa, cebolinha, alecrim, tomilho e manjericão e dar um toque de sabor fresquinho à sua comida:

1) Salsa
Também conhecida como salsinha, essa erva é rica em nutrientes, tais como vitaminas e minerais. Para cultivá-la, escolha um vaso com 30cm de altura e coloque em um local em que fique exposta ao sol por, no mínimo, cinco horas diárias. E não exagere na hora de regar: a salsa só precisa de água quando a terra estiver seca.

2) Cebolinha
Assim como a salsa, a cebolinha é uma boa fonte de vitaminas A e C, o que ajuda a combater gripes e outras doenças respiratórias. Vasos coletivos são boas opções para plantá-la em casa, pois ela necessita de pouco espaço para crescer. Ela não precisa de luz direta, mas deve ser regada diariamente.

3) Alecrim
Além de temperar e perfumar a comida, o alecrim tem propriedades antioxidantes, protege o fígado e tem efeito anti-inflamatório. Ao plantá-lo, escolha um recipiente de, no mínimo, 20cm de diâmetro e 30cm de altura. A primeira colheita pode ser feita dez dias após o plantio da muda. E anote essa dica: o ideal é regar, no máximo, duas vezes por semana.

4) Tomilho
Além de dar um sabor inconfundível a sopas e carnes, o tomilho possui propriedades antibióticas e ajuda a combater problemas respiratórios. O cultivo desta erva também é fácil: regue somente quando a terra estiver seca. Quando as flores começarem a aparecer, é hora de colher! Apanhe os ramos e deixe-os descansando até secarem.

5) Manjericão
Fonte de vitaminas, o manjericão também contém minerais, como zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio. Para cultivar em casa, prefira os vasos individuais. O manjericão precisa receber exposição direta do sol para que fique com sabor e aroma bem acentuados e também precisa ser regado diariamente. Para colher, corte os galhos com as maiores folhas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.