Todo mundo já ouviu falar dos males que o consumo excessivo de sal pode trazer à saúde, principalmente ao coração e controle da pressão, não é mesmo? E por isso o blog da Alelo veio explicar um pouquinho mais sobre isso e como driblar a ingestão desse nutriente.

O sal de cozinha, também conhecido como cloreto de sódio, contém em sua composição 40% de sódio, que é um nutriente de fundamental importância para o controle da pressão sanguínea, bem como para o bom funcionamento do sistema nervoso, contração muscular e absorção e transporte de outros nutrientes.

Por isso, é importante que você entenda que sal é diferente de sódio, mas que no sal contém grande quantidade de sódio! Apenas para exemplificar, o sódio está presente em diversos alimentos e, ao contrário do que muita gente pensa, não é exclusivo dos alimentos salgados.

Dentre outras razões, a presença de sódio em vários alimentos justifica a importância de sempre ficar do olho nos rótulos. O sódio é um nutriente que obrigatoriamente deve estar presente na tabela nutricional e, por isso, é possível ter uma ideia de quanto estamos consumindo ao longo do dia.

Os alimentos industrializados, as conservas e os embutidos (salsichas e linguiças principalmente) contêm grandes quantidades de sódio, mas estudos mostram que a principal fonte deste mineral na alimentação do brasileiro se dá pelo sódio de adição, ou seja, pelo sal que colocamos ao preparar os alimentos.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o consumo diário de sódio deve ser menor que 2000mg ou 2g, o que equivale a, aproximadamente, 5g de sal. No entanto, sabemos que a média de consumo no Brasil é de mais que o dobro desta quantidade!

Para ajudar no controle dessa ingestão, trouxemos algumas dicas. O sal de ervas, por exemplo, que é feito com alguns temperos e ervas naturais, é uma ótima opção para reduzir a quantidade de sal adicionada em preparações culinárias. Já havíamos dado esta dica no nosso portal (clique aqui para lembrar da receita). Além disso, você pode optar por usar estes temperinhos diretamente em suas preparações.

Não tenha medo de arriscar e inovar em suas receitas, com certeza você irá descobrir novos deliciosos sabores e ainda cuidará da sua saúde!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.