www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

Atividades físicas para as crianças

Com o fim das férias, chega também a hora de pensar nas escolinhas de esporte das crianças. Mesmo que seu filho no seja do tipo agitado e que goste de atividades físicas, é importante que você incentive a prática de exercícios para que ele não se torne uma criança sedentária e com problemas de saúde.

Para que não pareça uma obrigação, as atividades realizadas pelos pequenos precisam ser divertidas e prazerosas. Caso contrário, é bem possível que eles passem a odiar exercícios e não queiram mais saber de movimento. “É importante investir em atividades lúdicas e interessantes, que desenvolvam várias habilidades. O melhor é que ela mesma busque o que mais gostam. Há diversas possibilidades: vôlei, basquete, lutas marciais, futebol e tênis, por exemplo. Se for dança, eles podem preferir sapateado, jazz ou balé. Se for mais de uma atividade, melhor. É importante que ela desenvolva o maior acervo motor possível. Além do aspecto físico das atividades coletivas, ainda existe a chance de fazer novos amigos e desenvolver aspectos sociais, muito importantes na infância e na adolescência”, orienta nosso embaixador, Marcio Atalla.

Se seu filho está acima do peso, um bom esporte pode ser a natação. “É um exercício aeróbico que não promove impacto nas articulações e exercita os músculos do corpo de forma bastante abrangente. E aprender a nadar é essencial até por uma questão de sobrevivência”, alerta Marcio.

Se por acaso eles desanimarem, insista. As crianças gostam de serem estimuladas pelos pais. Para isso, a dica é ir assisti a algumas aulas às vezes, elogiar o desempenho e mostrar que você se importa e dá atenção às coisas que ele faz. Além disso, é importante que os pais, nos momentos de lazer, participem de atividades que envolvam movimento, como andar de bicicleta, jogar futebol e brincar de pega-pega.

Não se esqueça também que os pais são sempre os principais exemplos para os filhos. Por isso, busque algo que goste de fazer e mexa-se você também. Família que se exercita unida, permanece unida.

Publicado : 29 de janeiro de 2014 as 08:30