www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

Benefícios do óleo de abacate para a saúde

Não é de hoje que os óleos vegetais ganharam status de joias naturais. Um exemplo clássico é o óleo de coco, que virou item queridinho de quem aposta não só em uma alimentação mais saudável como também em produtos livres de química para cuidar da beleza. Mas outro tipo de óleo é tão – ou mais – poderoso do que esse e também merece atenção: o óleo de abacate.

 

Não é novidade que o abacate é um dos frutos mais saudáveis que existe. Para se ter ideia, nenhum outro possui mais proteínas do que ele, além de ser fonte rica de vitaminas A, C e E, ácido fólico e potássio. E até o fato de ser um alimento gorduroso é algo benéfico, já que é repleto de gorduras boas, que ajudam no controle dos níveis de colesterol.

 

A versão em óleo dessa fruta concentra todos esses nutrientes e conta com a vantagem de ser extremamente versátil, podendo ser usada de diversas maneiras. Com apenas uma colher de sopa por dia já é possível usufruir dos benefícios do óleo.

 

Motivos para investir no óleo de abacate

 

Confira algumas razões que fazem desse óleo um aliado da sua saúde:

 

Colabora para a perda de peso: o abacate possui nutrientes que ajudam no controle dos níveis de um hormônio chamado cortisol, que tem relação com o acúmulo de gordura abdominal e com a compulsão alimentar. Além disso, ele ajuda a prolongar a sensação de saciedade, o que é ótimo para evitar aquele desejo de comer a todo momento.

 

Reduz o risco de doenças cardiovasculares: o consumo ajuda a reduzir os níveis de triglicérides e de colesterol ruim, além dos danos das paredes arteriais. O óleo ainda é importante para manter o bom nível da pressão arterial.

 

Ajuda a evitar a diabetes: a vitamina E presente no abacate ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso é importante para evitar a resistência à insulina e assim não desenvolver a diabetes tipo 2.

 

Fortalece o sistema imunológico: esse óleo é rico em antioxidantes que protegem as células do ataque de radicais livres. Por isso, ele ajuda a prevenir gripes e outras infecções.

 

Protege a próstata: entre tantas funções, o abacate ainda evita a queda na produção de testosterona. Isso é importante, pois evita um desequilíbrio hormonal e o aumento da glândula da próstata.

 

Mantém a pele mais jovem: nutrientes como o potássio, a vitamina E e a lecitina fazem com que o óleo tenha uma boa ação na pele, deixando-a mais hidratada e macia. Por isso, ele pode ser usado para fazer massagens e, até mesmo, ser acrescentado em hidratantes. A fruta ainda é um calmante, ótima para aliviar coceiras e manchas. E graças à sua ação antioxidante, ainda previne o envelhecimento precoce da pele e proporciona a renovação das células. Ou seja, evita as indesejadas rugas.

 

Promove fios saudáveis: Quem nunca fez hidratação com abacate nos cabelos? O óleo da fruta, assim como o óleo de coco, merecem entrar na sua rotina de cuidados com os fios. Ao ser aplicado no couro cabeludo – puro ou misturado a óleos essenciais, shampoos ou hidratantes – ele colabora para um crescimento saudável, com brilho e maciez

 

Publicado : 12 de julho de 2017 as 19:24