Grande parte dos trabalhadores brasileiros almoça fora de casa. E, se você se enquadra nesse perfil, sabe bem que não é fácil manter uma alimentação variada e equilibrada. Uma pesquisa realizada pela Alelo, em parceria com o Ibope,  com pouco mais de dois mil trabalhadores (2.131), mostrou que 64% dos brasileiros entrevistados consideram sua alimentação saudável ou muito saudável. Por outro lado, apenas 7% dos que almoçam fora de casa citam a oferta de pratos saudáveis como item mais importante na hora de escolher o restaurante. Diante desta contradição, uma questão vem à tona: “Será que estamos mesmo nos alimentando da melhor forma?”.
Para te ajudar a não errar na hora de montar seu prato, separamos algumas dicas práticas e valiosas para os frequentadores dos restaurantes a quilo, que segundo a mesma pesquisa, está entre a preferência de 65% dos entrevistados.
Confira!
 

  • Olhe todas as opções antes de começar a se servir, assim fica mais fácil planejarquais alimentos de cada grupo irão compor o seu prato! Isso porque a grande variedade de alimentos é a principal característica desse tipo de restaurante, o que aumenta o risco de pegar um pouquinho de tudo e acabar perdendo o controle.
  • Cuidado com as frituras e sobremesas. Geralmente esses alimentos ficam no final do buffet, o que pode ser uma armadilha. Procure evitá-los, pois eles tendem a aumentar o valor calórico da sua refeição.
  • Fique atento à qualidade dos alimentos. Confira se eles estão sequinhos e não cheios de óleo, e opte por molhos mais leves – à base de limão e iogurte, por exemplo.
  • Na hora de se servir, separe metade do seu prato para os vegetais crus e cozidos. Saladas e refogados também podem ser incluídos nesse espaço. Com o prato bastante colorido, você irá garantir uma ótima ingestão de fibras, vitaminas e minerais!
  • ¼ do prato deve ser destinado aos alimentos que são fontes de carboidratos. Eles são essenciais para garantir o equilíbrio da refeição, já que fornecem energia para todas as atividades do seu dia. As versões integrais desses alimentos, que têm maior quantidade de fibras e outros nutrientes, são muito bem-vindas também.

O restante do prato deve ser destinado ao grupo das leguminosas, carnes e ovos – ou seja, alimentos que contribuem com a quantidade de proteínas necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo. Apenas para refrescar a sua memória, o feijão é o principal representante das leguminosas na alimentação do brasileiro, mas pode ser substituído também por lentilha, soja, grão de bico ou ervilha. No caso das carnes, prefira as opções mais magras e formas de preparo com menor quantidade de gorduras, como grelhados, assados e cozidos.
Por acreditar que boas ideias contagiam e transformam, lançamos o Movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, que tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis no dia a dia dos trabalhadores brasileiros. 
A iniciativa mostra que ter uma alimentação balanceada e uma vida mais ativa aumentam a produtividade no trabalho, em casa e no lazer. Por meio de conteúdos informativos, o Movimento ajuda as pessoas a fazerem as melhores escolhas e a mudarem suas rotinas com atitudes simples.
Para saber mais sobre a Pesquisa Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro Alelo, acesse www.alelopesquisa.com.br.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.