www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

Cardápio do final de mês: Marmita!

Acabou o seu Alelo Refeição e você não tem outra escolha a não ser preparar sua marmita e partir para a fila do microondas? Fique tranquilo! Nós temos algumas dicas para você comer bem e deixar os últimos dias do mês com refeições tão variadas e equilibradas quanto as dos primeiros.

Planejamento sempre!

Quando o final de mês vem chegando, é bom já começar a ter algumas ideias do que sua marmita vai ter. Anotar em um papel, como se fosse um cardápio, é uma excelente estratégia para evitar desperdícios e procurar fugir da monotonia alimentar.

Além disso, planejar a sua marmita é importante para que você não deixe de fora nenhum grupo alimentar. Ah! Também é importante ter cuidado para não se empolgar com a quantidade! Muitas vezes quando nos servimos em recipientes diferentes do prato que geralmente comemos, costumamos perder um pouco da noção e exagerar nas porções. Por isso, uma dica para quem ainda não é veterano na arte das marmitas é servir primeiramente em um prato com utensílios da sua própria casa, como colheres e conchas, e depois passar para o pote da marmita. Com o tempo você irá se acostumar e servir a quantidade adequada!

Lembre-se que verduras e legumes devem corresponder a metade de um prato, alimentos fonte de carboidratos devem ocupar ¼ e o restante deve ser destinado a alimentos fonte de proteína – animal e vegetal, como carnes, ovos e leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, etc). Separamos algumas orientações sobre transporte e armazenamento, aí da pra escolher os alimentos que mais te agradam! Dá para variar bastante, sem precisar repetir o almoço todos os dias da última semana do mês.

Onde levar e como armazenar?

Tão importante quanto a qualidade dos alimentos e a composição do prato, é pensar na forma de transportar e armazenar a sua marmita. A escolha de um pote adequado já é um bom começo!

Se optar por utensílios de plástico, procure montar suas marmitas em recipientes de boa qualidade e que se aquecidos no microondas garantam a segurança do alimento. Potes de vidro também podem ser ótimas opções, já que oferecem menos riscos e são mais fáceis de serem limpos. Em ambas alternativas é importante ficar atento para dar preferência a potes que fechem muito bem e não ofereçam nenhum risco de contaminação, ok?

Lembre-se de manter sua marmita sempre na geladeira e quando for transportar da sua casa ao trabalho, procure leva-la em uma bolsa térmica. Hoje em dia existem diversos modelos no mercado, mas é fundamental que você escolha uma que mantenha a temperatura adequada pelo maior tempo possível. Ah! Assim que chegar no trabalho, geladeira de novo, hein?

Se o trajeto da sua casa para o trabalho é muito longo, é bom tomar alguns cuidados nos dias de muito calor principalmente! Evitar molhos a base de leite, iogurte e maionese por exemplo, carnes cruas, como carpaccio e sashimis e preparações com ovos é uma boa estratégia. Isso já vai ajudar a garantir as características ideais de cada alimento e manter os riscos distantes de sua refeição! Dá para levar salada sim!                                    

Muita gente não gosta de levar salada na marmita, mas o Alelo Comer Bem é Tudo de Bom vem te mostrar que verduras e legumes podem fazer parte de um almoço saudável mesmo nesses dias.

Você já pensou que pode preencher a metade da sua marmita com verduras e legumes cozidos e refogados? Couve refogada, couve-flor cozida e purê de cenoura são alguns exemplos de como deixar seu prato colorido e nutritivo sem ter que separar nada na hora de aquecer.

Outra opção é levar sua saladinha em um recipiente separado. Assim você não precisa coloca-los junto com a comida no microondas e mantém sua textura e refrescância na hora do almoço. Finalmente, por que não deixar na galera do seu trabalho alguns potes com verduras já lavadas para a semana? Nesse caso, você pode ainda incluir um tomate, pepino e/ou uma cenoura. Com isso ninguém vai ter desculpa para não comer salada no dia da marmita!

Publicado : 30 de outubro de 2014 as 08:00