www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

5 dicas para aproveitar o churrasco sem prejudicar a saúde

Se você acha que investir em uma alimentação mais saudável é abrir mão de muitas coisas boas, como aquele churrasquinho com a família e os amigos no fim de semana, está enganado! Sem exageros e com algumas trocas simples, você pode continuar curtindo esse momento sem prejudicar a sua saúde.

Quer ver? Anota essas dicas então!

1 – Aposte na salada como entrada

Antes de atacar as carnes, faça um prato de salada com folhas verdes, cebola e tomate. Coma devagar e espere um tempinho antes de partir para o prato principal, pois isso dará tempo para o seu organismo processar a entrada e diminuir a fome. Se possível, evite o pão com alho.

2 – Opte por cortes de carne magros

O ideal é passar longe dos embutidos, como a linguiça, a carne suína e também da costela de boi, pois são carnes com muitas gorduras e optar pelo frango sem pele e peixe branco assados. Além de terem menos calorias, são opções mais saudáveis, que trazem benefícios para a saúde. Mas, se você não abre mão da carne vermelha, escolha cortes magros, como a alcatra, a fraldinha e a maminha. Tudo sem gordura, é claro! Outra dica importante: diminua o sal, que retém líquidos no corpo e tempere as carnes com pimenta em pó, que é um alimento termogênico e ajuda a queimar calorias.

3 – Faça espetinhos com legumes

Outra boa dica é fazer espetinhos com legumes grelhados. Além de trazer muito mais sabor e cor para o seu almoço, opções como a berinjela, abobrinha, tomate, cebola e pimentão são opções saudáveis e pouco calóricas.

4 – Invista em acompanhamentos menos calóricos

O vinagrete é uma opção saudável e light para acompanhar as carnes no churrasco. Já a salada de batatas com maionese pode ser bem calórica. Se não quiser abrir mão deste acompanhamento, procure substituir a maionese por um molho a base de iogurte natural e mostarda.

5 – Beba bastante água

Não precisa abrir mão da cervejinha, mas o ideal é moderar o consumo a uma ou duas latinhas, só para não passar a vontade. Depois, procure beber bastante água ou sucos de frutas naturais, que ajudam a combater o inchaço causado pelo excesso do consumo de sal no tempero das carnes!

Com essas dicas, seu churrasco vai ser mais nutritivo, sem perder toda a tradição e a diversão com os amigos e sua família.

Publicado : 12 de setembro de 2016 as 08:00