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Como combinar ingredientes para a salada?

A gente garante: depois de ler essa matéria você nunca mais irá torcer o nariz para as saladas. Escolhendo os melhores ingredientes, você consegue preparar uma salada fácil, deliciosa e cheia de bons nutrientes para você e toda a sua família. E o melhor de tudo, nem precisa de acompanhamento. Temos aqui uma boa dica para um jantar saudável e delicioso. E você quase não vai ter trabalho para preparar.

Como você tem visto aqui no Movimento Comer Bem é Tudo de Bom, quanto mais colorido for o seu prato, melhor! Por isso, entre as dicas que temos abaixo, escolha as que mais te apetecem e solte a imaginação:

  • FOLHAS: Geralmente são utilizadas como base para a salada.  Você pode misturá-las e abusar das cores para deixar o seu prato bem colorido. Existem várias opções de folhas, tais como alface crespa, alface roxa, rúcula, agrião, acelga, almeirão.
  • LEGUMES: São alimentos importantes para dar mais cor ao seu prato. Cenoura, tomate, beterraba e pepino podem contribuir muito com o valor nutricional de sua salada. Aposte em diferentes cortes para variar a apresentação, como rodelas, palito ou raladinhas.
  • LEGUMINOSAS: Este grupo de alimentos pode ser uma opção interessante para diferenciar suas saladas. Soja, feijão, grão de bico, lentilha e ervilha são exemplos que podem combinar perfeitamente com a sua preparação.

CARBOIDRATOS: Não podemos nos esquecer da fonte de energia, não é mesmo? Pães e torradinhas em geral são boas pedidas nesse caso. O pão sírio ou o próprio pão francês farão bastante diferença no seu prato. Há ainda quem goste de incluir macarrão! São várias opções para você testar.

PROTEÍNAS: Alimentos fonte deste nutriente são indispensáveis quando a salada tem por objetivo ser uma refeição completa. As carnes de forma geral podem combinar bem com a salada, desde frango e carne bovina até peixes e frutos do mar. Para que a apresentação fique mais interessante, uma boa opção é colocar estes ingredientes em pequenos pedaços, desfiado ou até mesmo ralado. Ovos e queijos diversos também darão um sabor incrível nas saladas.

FRUTAS: Por incrível que pareça, frutas são ótimos ingredientes para saladas! As azedinhas combinam muito bem com folhas e queijos, por exemplo. Que tal incluir abacaxi, uva, kiwi ou morango ai no seu prato?

SEMENTES E CASTANHAS: Para adicionar uma textura crocante à sua salada e também acrescentar mais fibras, aposte nas sementes e castanhas como linhaça, semente de girassol, quinua, gergelim, castanha do Pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, dentre outros.

OUTROS INGREDIENTES: Podemos ainda colocar palmito, azeitona, shimeji, champignon e flores comestíveis. Deixe sua imaginação ir além. Que tal?

Os molhos também são parte muito importante em uma salada, pois muitas vezes são eles que darão um sabor extra em sua refeição. Evite os molhos à base de maionese e creme de leite, dando preferência àqueles preparados com iogurte e leite, por exemplo. Preparar um vinagrete ou molhos adocicados com frutas também são ótimas opções. Para o dia a dia, o tempero tradicional com limão, azeite e sal é uma boa pedida.

Saladas são muito fáceis de serem preparadas, saudáveis e nutritivas. Nelas é possível somar os mais diversos nutrientes, que são essenciais para uma alimentação saudável! Além disso, podem ser opções leves e com valor calórico mais baixo para aqueles momentos em que você não quer fazer uma refeição tradicional. Basta usar a sua criatividade e experimentar novos sabores e texturas com suas criações! Temos certeza que vai ser um sucesso!

E se você não tem tempo ou tem preguiça de preparar salada todos os dias, vem conferir a nossa dica de Salada em Vidro.

Publicado : 7 de fevereiro de 2014 as 08:00