Lista de ingredientes
Muitas vezes esquecido nas embalagens a lista de ingredientes é tão importante ou até mais do que as próprias informações nutricionais, já que podem dizer muito sobre aquele produto que está prestes a ser consumido. A primeira coisa que você precisa saber sobre essa parte do rótulo é que os ingredientes são descritos em ordem decrescente, ou seja, aqueles que aparecem primeiro na lista estão em maior quantidade e assim por diante. Aparentemente essa informação não tem muita utilidade, mas se pensarmos em um suco por exemplo que contém açúcar como um de seus primeiros ingredientes antes mesmo da própria fruta, já podemos imaginar que esse não é um bom sinal, né? Um outro exemplo clássico são os pães integrais que apesar de muitas vezes se dizerem integrais nem sempre são de fato! E a melhor forma de você descobrir isso é olhando a lista de ingredientes: se a farinha integral aparecer na lista antes que a farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico (que é a mesma coisa que farinha branca), ponto positivo para aquele produto, mas do contrário, melhor rever suas escolhas no supermercado.
 
Tabela de informações nutricionais
Olhar as informações nutricionais, como valor energético, quantidade de proteínas, gorduras e fibras por exemplo, é sim muito importante, mas nem sempre entendemos o que representam em nossa alimentação de fato. Quando você vê que a porção de um produto tem 2g de fibra, o que isso quer dizer de verdade? Tem muita ou pouca fibra? Ai é uma confusão sem fim, mas é exatamente por isso que as informações nutricionais não vêm sozinhas no rótulo. Sabe aquela coluninha que fica ao lado das quantidades de cada nutriente, que tem as letras VD e você nunca sabe o que quer dizer? Pronto, descobriu. É para isso que servem!
VD significa Valores Diários de Referência já estabelecidos com base em uma dieta de 2000 kcal. Você pode notar que geralmente o VD vem acompanhado do sinal de porcentagem (%), pois isso representa quanto a porção daquele produto supriu da necessidade de cada nutriente. Vamos a um exemplo prático? Retomando a questão das fibras, se você pega uma barrinha de cereais que tem 2g, irá ver que o %VD é 8, ou seja, 2g de fibras suprem 8% da recomendação de fibras. Chegamos a esse número, pois o padrão estabelecido pela rotulagem é de 25g de fibras por dia, então refazendo as contas: 2g é 8% de 25g. Deu para entender? E assim vai adiante, variando claro de acordo com a recomendação para cada nutriente.
Mas um detalhe que é importante ficar atento é naquele asterisco que vem logo em seguida do VD, já reparou? Este símbolo vem para nos lembrar que estes são apenas valores de referência e podem ser maiores ou menores de acordo com a necessidade de cada um. Vale notar que até para produtos destinados a crianças, que tem necessidades nutricionais proporcionais ao seu tamanho, a rotulagem segue as mesmas referências e, portanto, o %VD deve ser olhado com mais cautela.
 
Outras informações
Fique sempre ligado às orientações do fabricante a respeito da conservação. Nos rótulos você sempre encontra a melhor forma de manter o produto com qualidade, seja em geladeira, congelador ou ambiente seco. Além desses, fique de olho nas datas de fabricação e validade, hein?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.