www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

Como reduzir teor de agrotóxicos de alimentos não-orgânicos

Seja por causa do preço ou da disponibilidade nos mercados, nem sempre é possível consumir apenas alimentos livres de agrotóxicos no dia a dia. Felizmente, existem algumas técnicas simples que ajudam a reduzir o teor de toxinas químicas das frutas e vegetais cultivados com agrotóxicos! Confira essas dicas e leve mais saúde para sua mesa:

. Legumes e frutas de casca grossa

A maior parte dos agrotóxicos se concentra na casca, portanto o jeito mais fácil de reduzir o consumo de agrotóxicos é descascando-os. O lado negativo disso é que a casca também é uma das partes dos vegetais que contém mais fibras :/

. Legumes e frutas de casca fina

Lavar alimentos como tomate, cenoura e maçã com com a parte áspera da esponja e detergente neutro ajuda a retirar boa parte dos agrotóxicos em vegetais que têm pouca casca.

. Verduras folhosas

As folhosas são as mais expostas a pesticidas químicos nocivos, pois eles são frequentemente fumigados diretamente nelas. Para retirar uma parte das toxinas, primeiro descarte as folhas externas dos pés de alface e do repolho, por exemplo. Deixe as folhas que for consumir de molho com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio por litro de água, por cerca de 15 minutos.

. Compre o que estiver na safra

Vegetais que crescem na estação mais natural para seu ciclo de vida precisam de menos agrotóxicos em seu cultivo do que aqueles colhidos na entressafra. Para conferir os alimentos que estão em seu auge da colheita, recomendamos essa tabela. Consumir alimentos orgânicos faz bem para você e sua família, como também para os agricultores e para o meio ambiente. Encontre uma feira de orgânicos perto de você com essa ferramenta super útil!

 

Se ainda sim essas verduras não estiverem ao seu alcance, não deixe de comer verduras por causa disso! Com essas dicas, vai ser mais fácil manter uma dieta equilibrada e diversificada. Comer bem ajuda o organismo a funcionar corretamente, previne doenças e melhora o humor!  Alimente essa ideia :)

 

Publicado : 25 de outubro de 2016 as 16:39