Que tal aproveitar as férias para conhecer o máximo de sabores possíveis pelo país? Respeitar as diferenças alimentares regionais é um aspecto muito importante em um estilo de vida saudável. Além disso, é sempre importante e possível ter uma alimentação equilibrada independentemente de onde você esteja!
Confira as dicas que elaboramos para você ter férias saborosas nas cinco regiões do país:
NORTE
Ir para a região amazônica e não experimentar o Pato no Tucupi é praticamente a mesma coisa que não ir! Este prato, que se caracteriza por pato cozido em um caldo de macaxeira-brava (tucupi) servido com farinha de mandioca, arroz branco e folhas de jambu (erva típica), só precisa de mais alguns vegetais para ficar bem completo.
A culinária desta região é bastante influenciada por costumes indígenas, representada especialmente pela utilização da mandioca como base para diversas preparações. Esta fonte de carboidrato muitas vezes está acompanhada de peixes, como pirarucu e tucunaré, que também são ingredientes típicos dessa região, além de ótimas alternativas de fontes de proteínas para compor um prato equilibrado. Em geral, estes pratos são combinados com farofa, batatas, cebolas, tomates, dentre outras verduras e legumes.
E no grupo das frutas do norte do país destacam-se o cupuaçu e o açaí, que apesar de estarem cada vez mais populares em todo o Brasil, apresentam um sabor característico e combinações típicas com sabores incríveis em seu local de origem. Ah! E não esqueça da castanha do Pará, hein?
NORDESTE
A culinária da região nordeste é conhecida pela diversidade de sabor e ingredientes deliciosos e típicos. Os temperos, em especial a pimenta malagueta e azeite de dendê, contribuem demais para os sabores desta cozinha. Assim como peixes, frutos do mar, queijo coalho e carne bovina estão entre os principais representantes proteicos das refeições nordestinas.
A variedade de feijões também é destaque no valor nutricional das refeições, sendo o feijão branco, preto, verde e fradinho os mais utilizados no dia a dia nestes estados. E para os lanchinhos, que tal experimentar frutas como goiaba, caju, manga, jaca, araçá, mangaba, sapoti, umbu, cajá e graviola?
Para deixar sua viagem completa, só não se esqueça de incluir no seu roteiro de férias, restaurantes e feiras locais que sirvam caruru, vatapá, baião de dois, acarajé, tapioca, dentre outros pratos deliciosos.
CENTRO-OESTE
Sem dúvida alguma, o carro-chefe do centro-oeste é o pequi! Típico da região goiana, o pequi tem um sabor forte e pode ser utilizado em pratos salgados, doces, geleias, sorvetes, licores e até de azeites, mas a galinhada é ainda o mais conhecido. A combinação de arroz, galinha e pequi só pede verduras e legumes para ficar completo do ponto de vista nutricional.
Quando visitar os estados do cerrado, procure conhecer também os sabores do empadão goiano e do peixe na telha, que geralmente é preparado com pintado ou surubim, pimentões, cebolas, alho e pimenta de bode.
Na região do pantanal, o destaque vai para os peixes, muitas vezes acompanhados por arroz, farofa de banana e pirão, mas que dividem espaço na mesa do mato-grossense com carnes exóticas, como a de javali, jacaré e capivara. Se você gosta de se aventurar na gastronomia típica, aposte nessas fontes proteicas diferentes para conhecer novos sabores, mas os mais conservadores também poderão desfrutar de pratos característicos muito gostosos, como costela atolada, guisado à moda cuiabana, carne seca com banana, picadinho com quiabo e vaca atolada.
SUDESTE
Os estados da região sudeste apresentam características bem diferentes entre si, mas igualmente interessantes e saborosas. Viajar para o São Paulo, por exemplo, significa ter acesso a comidas típicas do mundo todo! Quando a grana estiver curta, este é um passeio que pode trazer experiências gastronômicas inesquecíveis, que vão desde comida japonesa até árabe e tailandesa.
Mas quando estiver no Rio de Janeiro, nossa sugestão é parar para almoçar em um bairro tradicional e comer aquela famosa feijoada. Por incrível que pareça dá para montar uma refeição equilibrada com este prato sim, só não se esqueça de incluir alimentos de todos os grupos alimentares e cuidado para não exagerar e estragar o restante do passeio, ok?
Já nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o queijo mineiro, assim como a moqueca capixaba são paradas obrigatórios.
SUL
A gastronomia do sul tem várias influências, principalmente alemã, italiana e de fronteira. Por isso, passando alguns dias de suas férias nos estados dessa região, você poderá desfrutar de culinárias tradicionais e bem semelhantes à de outros países. As massas tipicamente italianas garantem energia para férias animadas no Sul, assim como as cucas alemãs caem muito bem no café da manhã ou da tarde.
O churrasco, que é resultado da proximidade do sul do país com países como Argentina, Paraguai e Uruguai, garante um ótimo aporte de proteínas nas refeições, mas nessas ocasiões não esqueça de incluir alimentos fonte de outros nutrientes, hein? As nossas sugestões ficam por conta de um arroz carreteiro, farinha de mandioca e uma bela salada bem colorida.
E para quem nunca provou, não deixe de experimentar a sensação de se sentir um gaúcho com uma cuia na mão cheia de chimarrão, tchê!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.