www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

Cuide bem do seu cérebro

Você sabia que a sua alimentação pode influenciar de certo modo na sua memória? Como a saúde do nosso sistema nervoso é essencial para uma vida saudável, escolhemos a saúde do seu cérebro como tema do texto de hoje.  E, um nutriente que tem tudo a ver com esse tema é o ômega 3!

 

O que é e qual a sua importância?

O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada que influencia no bom funcionamento do cérebro. Isso porque esse nutriente tem relação com a membrana que envolve as fibras nervosas do cérebro, esta por sua vez tem a função de permitir a condução de impulsos nervosos na velocidade e precisão adequadas.

 

Onde encontrar?

O nutriente está naturalmente presente nos peixes de água fria e profunda, como o salmão, cavala, arenque e namorado. Além disso, você também o encontra na linhaça e nos óleos vegetais de soja e canola.

Hoje em dia também é comum encontrar cápsulas desse nutriente em farmácias, mas elas não devem ser consumidas sem orientação de um profissional de saúde.

 

Qual a importância do nutriente para o nosso organismo?

 

De acordo com alguns estudos, durante a gravidez, a deficiência deste nutriente durante a fase de formação do sistema nervoso do feto pode prejudicar o desenvolvimento da função neurológica, aprendizado e comportamento da criança.

Nos adultos, acredita-se que níveis adequados de ômega 3 possa ajudar a proteger contra lesões cerebrais causadas, por exemplo, por estresse oxidativo. Apenas para lembrar, o estresse oxidativo é quando há um desequilíbrio entre a formação de radicais livres e nossa defesa antioxidante e pode ser prejudicial à nossa saúde.

Combinada com uma alimentação equilibrada, ingestão de ômega 3 também desempenha um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, melhorando funções de nossa circulação, inflamação, pressão arterial, dentre outros aspectos.

Publicado : 16 de março de 2015 as 07:40