www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

Desperdiçar não está com nada!

Você já parou pra pensar que seguir hábitos saudáveis vai muito além das escolhas que você faz no seu prato? É isso mesmo! Equilibrar os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo é uma parte importante, mas a rotina na cozinha também deve ser bem pensada para evitar desperdício de alimentos. Veja as nossas dicas:

No supermercado

Planejar a sua ida ao supermercado é a chave para não comprar mais do que deve e economizar! Abra sua dispensa, geladeira, armários, faça o cardápio da semana e liste apenas o que será necessário.  Opte pelas frutas e verduras da estação, pois além de mais econômicas, costumam durar mais tempo sem estragar facilmente.

Quem mora sozinho deve procurar produtos em embalagens menores, com a quantidade necessária para o consumo individual. E por mais que os produtos em tamanho família fiquem constantemente em promoção, lembre-se de que você não conseguirá consumi-los até a data de validade indicada.

No dia a dia

Após abrir as embalagens de suas compras, coloque os alimentos com data de vencimento mais próxima na frente da prateleira.  E se depois de cozinhar sobrar comida na panela, guarde imediatamente em potes fechados e em porções individuais, armazenando na geladeira por no máximo dois dias. Se preferir congelar, essas porções podem durar até 1 mês.

Algumas sobras também podem ser utilizadas para criar outras preparações. Os talos de legumes como couve, agrião, beterraba e brócolis contêm fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês e escondidinhos. Já as cascas das frutas, como goiaba e abacaxi, podem virar ingredientes líquidos no preparo de bolos.

Do supermercado à cozinha, cada passo pode ser acompanhado de muita responsabilidade e criatividade! Experimente ;)

Publicado : 22 de setembro de 2015 as 08:00