www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

Entenda as diferenças entre o carboidrato bom e o ruim

Os carboidratos são um dos três macronutrientes que o organismo necessita, sendo os outros dois as proteínas e a gordura. Mas, afinal, se eles são tão fundamentais para a saúde, por que também são vistos como vilões e apontados como causas de problemas como obesidade e diabetes?

Para entender isso, primeiro é preciso saber que os principais tipos de carboidratos são os açúcares, os amidos e as fibras. Esses carboidratos têm como principal missão transformar a glicose em energia para o corpo. Eles também podem ser transformados em gorduras, que serão usadas como energia posteriormente.

Carboidrato bom x carboidrato ruim

Os carboidratos estão divididos, basicamente, em duas categorias que determinam se eles são benéficos ou não para o organismo: são os complexos (bons) e os simples (ruins).

Carboidratos complexos:As fibras ajudam a controlar a glicose (açúcar sanguíneo)e que o organismo não absorve imediatamente. Para digerir esses carboidratos, o corpo gasta mais energia e o açúcarsão liberadas de forma gradual. Isso faz com que a sensação de saciedade seja prolongada e, logo, a pessoa come menos. São essas características que fazem dos carboidratos complexos aliados de quem busca perder peso ou ainda ganhar massa magra.

Alimentos que contêm carboidratos bons:

  • Vegetais
  • Frutas
  • Legumes
  • Oleaginosas (como amêndoa, nozes, avelã, macadâmia e amendoim)
  • Sementes de chia, abóbora e lichia.
  • Grãos integrais (como a aveia, quinoa e arroz marrom)
  • Tubérculos (como batata e batata doce).

Carboidratos simples: são encontrados em alimentos refinados como doces, refrigerantes e pães brancos. Por passarem pelo processo de industrialização, perdem as fibras, o organismo transforma rapidamente esses carboidratos ruins em açúcar no sangue, o que pode causar picos de insulina. Essa quantidade a mais de glicose (que é o açúcar) pode virar gordura no corpo, o que eleva as chances de obesidade, além do desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Alimentos que contêm carboidratos ruins:

  • Bebidas Adoçadas (como sucos artificiais e refrigerantes).
  • Pão Branco
  • Biscoitos e Bolos
  • Doces e chocolates
  • Sorvete
  • Batata Frita e Chips
  • Massas refinadas

Quando se fala da necessidade de cortar ou reduzir o consumo de carboidratos para o emagrecimento e controle da saúde, é a esses carboidratos simples que se faz referência.

Para saber a quantidade de carboidratos que você deve inserir diariamente na sua rotina alimentar, o indicado é procurar um nutricionista ou o seu médico. Ele irá avaliar fatores como idade, sexo, saúde metabólica, atividade física, cultura alimentar, preferência pessoal e necessidades, para assim criar uma dieta específica e que atenda os seus objetivos.

 

Publicado : 1 de junho de 2017 as 08:00