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Estratégias para comer melhor no restaurante à quilo

É muito fácil perder as estribeiras diante de tantas opções no buffet dos restaurantes self-service! Ao mesmo tempo, algumas escolhas conscientes podem ajudar a perder peso, auxiliar no ganho de músculos e até a aumentar a produtividade no trabalho. Da próxima vez que for almoçar no quilão perto da firma, tenha essas estratégias em mente para montar um prato mais saudável ;)

 

Veja todas as opções antes de começar a servir

Analise todos os pratos disponíveis para decidir quais sabores irão para o prato, evitando exageros como a combinação quiche + strogonoff de frango + feijoada. Os três são muito gostosos, mas vamos admitir que são uma bomba calórica e não precisam ser todos consumidos na mesma refeição.

 

Divida o prato em quatro partes

Uma para os vegetais crus e cozidos, uma para o carboidrato (arroz, macarrão, batata), uma para leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha) e outra para proteína (carnes, ovos, queijos, soja). Assim, seu prato terá um equilíbrio de nutrientes que te darão energia na medida certa.

 

Menos processados, mais alimentos in natura

Opte sempre por alimentos menos processados, como cortes de carne magra e vegetais frescos, sejam eles crus ou cozidos. Deixe de fora do prato: embutidos, carnes processadas, champignon, palmito, picles e azeitona em conserva, que contém muito mais sódio e conservantes.

 

Coma mais fibras!

É fácil aumentar a quantidade de fibras no prato e, assim, aumentar a sensação de saciedade comendo menos: opte por arroz integral ao invés do branco, abuse das folhosas frescas e de outros alimentos integrais.

 

Evite frituras

Escolha opções grelhadas ou assadas, que são menos gordurosas ;)

 

Atenção aos molhos e temperos

Prefira temperar seu prato com limão ou vinagre, ervas frescas ou secas e azeite de oliva extra virgem. Evite molhos industrializados e, quando necessário, opte pelos que têm menor quantidade de sódio, conservantes, corantes e calorias. Molhos com queijo e maionese são super calóricos! Use com moderação. Sal, nem se fala: quanto menos, melhor.

 

Você precisa mesmo de sobremesa?

Se a resposta for SIM, as melhores escolhas são as frutas in natura, que são fontes de fibra, água, vitaminas e minerais. Se não conseguir resistir aos doces preparados, escolha o mais simples e sirva-se de uma porção pequena.

Publicado : 30 de novembro de 2016 as 12:13