www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

Fondue para o inverno

Tem gente que passa o ano todo esperando o inverno chegar só pra se acabar nessa delícia. Além de ajudar a aquecer os dias frios, o fondue também é uma ótima ideia de cardápio para a reunião entre amigos. E, por ser incrivelmente gostoso, não é nada difícil acabar exagerando, não é mesmo? Então, para te ajudar a não perder a mão, separamos algumas dicas valiosas para você aproveitar a noite do fondue sem desequilibrar a sua alimentação.

FONDUE DE QUEIJO

Não é qualquer tipo de queijo que serve para fondue, por isso, optar por queijos mais magros não é necessariamente a melhor escolha para deixar a preparação mais equilibrada. A grande sacada aqui são os tipos de acompanhamentos e também a quantidade. Tente variar e deixar um pouquinho os pães de lado dando lugar para vegetais e carnes magras. Batatinhas cozidas e palitinhos de cenoura, beterraba e pepino são algumas ideias, mas você pode tentar com qualquer legume. É só tomar cuidado para não cozinhar demais os alimentos para que eles não desmanchem na panelinha de queijo.

Para não exagerar na quantidade, montar um prato equilibrado com os acompanhamentos e passar no queijo aos poucos (sem mergulhar) pode ajudar e muito! Dessa forma você consegue ter ideia da sua ingestão sem perder o controle, conseguindo uma maior variedade de nutrientes com menos calorias.

FONDUE DE CARNE

O fondue de carne não é tão conhecido quanto o de queijo, mas tem gente que não dispensa. Em geral, a ideia deste prato é imergir pedacinhos de carne em uma panelinha de óleo quente para fritar, o que você já deve saber que não é a forma mais saudável de consumi-las, né? Mas, se você também adora esse prato, tente utilizar uma pedra de granito bem quente para prepara-lo. Neste caso, não é necessário utilizar muito óleo e a curtição é a mesma.

O que também é muito bacana no fondue de carne são os molhinhos para acompanhar! Fazer boas escolhas nesse momento faz a maior diferença no valor nutritivo da sua refeição. Guacamole, patê de berinjela e vinagrete são apenas algumas ideias para dar ainda mais sabor à essa delícia. E não esquece de controlar a quantidade, hein?

FONDUE DE CHOCOLATE

Se a ideia for preparar a massa de chocolate em casa, procure receitas que levem cacau ou chocolates mais amargos. Além de menos doces, essas são melhores opções pois costumam apresentar menor aporte de gorduras e conter maior quantidade de antioxidantes. E para acompanhar, é claro que as frutas são muito bem vindas! Morango, kiwi, banana, uva, abacaxi, manga, basta escolher aquelas que mais te agradam. Assim como o fondue de queijo, uma excelente dica é montar um pratinho bem colorido com as frutas que pretende consumir, assim você não perde o controle de quanto já comeu e aproveita os benefícios das diferentes frutas. Apenas passar a fruta no chocolate ao invés de mergulhá-la também é uma boa alternativa para evitar um valor calórico excessivo.

Publicado : 15 de julho de 2014 as 08:00