Você já deve ter ouvido falar das hortas urbanas. Elas estão na moda e caíram no gosto do povo por aproveitar espaços pequenos ou abandonados para produzir frutas, verduras, legumes e até mesmo temperos naturais. Esse tipo de horta é uma prática simples, que pode ser implantada em quase todo lugar, como espaços públicos, empresas ou até mesmo em casa.

Vem com a gente descobrir como tudo isso funciona!

Como criar uma horta urbana?

A ideia das hortas urbanas é transformar lugares em desuso em espaços férteis por meio do plantio de sementes e mudas. A partir disso, estes locais passam a ter vida própria contribuindo com a melhora do clima das cidades – já que uma consequência da presença de mais espaços verdes é a diminuição de ilhas de calor.

Além disso, surge um espaço de lazer que favorece a educação e consciência ambiental. Muito legal isso tudo, não é mesmo? Mas como é que a gente faz para que as hortas urbanas façam parte do nosso dia a dia?

Uma opção é conversar na sua empresa e tentar implantar uma horta urbana no seu próprio trabalho. Já existem iniciativas que optaram por criar hortas urbanas no terraço ou telhado, otimizando e aproveitando um espaço que costuma ser esquecido em diversos estabelecimentos comerciais.

Muitas empresas já têm aderido essa nova onda e os resultados são ótimos, já que os funcionários se sentem mais próximos da gestão da empresa ao cederem parte do seu tempo para criarem e manterem a horta. Além disso, os colaboradores poderem levar os alimentos para suas casas. E o tempo que utilizam para cuidar da horta ajuda a relaxar e promove maior integração entre todos.

Incentivar essa prática no seu bairro, escola ou prédio também pode dar super certo! Mas, se você tem vontade de fazer sua própria horta em casa, fique tranquilo, isso é totalmente possível!

Se acha que não tem muito espaço, opte pela horta vertical, que podem ser penduradas ou fixadas nas paredes. Essas estruturas devem ser leves, para que não corra o risco de desabar. Uma boa dica é pendurar garrafas pet ligadas por arames em algum suporte que você já tenha em casa, e depois é só escolher as sementes e mudas, colocar a terra e cuidar com muito carinho!

As hortas verticais possibilitam o plantio de ervas, temperos e hortaliças, e são uma ótima maneira de ter sempre em mãos ingredientes que dão aquele toque especial na hora de cozinhar.

Com tantas opções, que tal tentar criar a sua?

Leia outras matérias no Blog da Alelo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.