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As melhores fontes de carboidratos para garantir energia durante o dia

Seja para trabalhar, praticar atividades físicas ou realizar a mais simples atividade cotidiana, o nosso corpo precisa de combustível para gerar energia. E é por meio de uma alimentação rica em carboidratos que ela é adquirida, sabia?

Mas antes de saber quais são os itens alimentares para inserir na dieta e assim garantir mais energia para o nosso corpo, é preciso entender qual grupo de carboidrato é mais indicado para o bom funcionamento o nosso organismo.

Carboidratos simples: são digeridos mais rápido pelo organismo e o resultado é, você sente fome mais rápido. Aumentam a taxa de glicose no sangue e se a energia não for consumida imediatamente, é armazenada em forma de gordura corporal.

Os carboidratos simples são encontrados nos alimentos processados como arroz branco, farinha de trigo comum, açúcar, doces e refrigerantes.

Carboidratos complexos: por serem ricos em fibras, são lentamente digeridos e garantem saciedade por mais tempo e, por terem a digestão mais lenta, evitam os picos nos níveis de açúcar no sangue.

Eles podem ser encontrados, por exemplo, no arroz integral, inhame, batata doce, mandioca, aveia e quinua.

Qual melhor carboidrato para ser consumido?

Os carboidratos complexos, que são aqueles compostos por mais monossacarídeos, são os que devem prevalecer na sua dieta. Isso porque eles são digeridos mais lentamente pelo nosso organismo, o que confere uma energia mais regular.

E não é apenas essa a vantagem desse grupo de carboidratos: Como a digestão é mais gradativa, a sensação de saciedade também é prolongada. Por isso, esses alimentos devem ser consumidos por quem está de dieta, no pré-treino para gerar energia, além de ser altamente indicado para diabéticos e pessoas que precisam melhorar os níveis de colesterol.

Algumas das fontes de carboidratos complexos que precisam entrar hoje mesmo na sua rotina alimentar são:

-Frutas ricas fibras: ameixa, laranja, mamão, banana;

-Cereais: arroz, macarrão e pão nas versões integrais, aveia;

-Vegetais: beterraba, couve, brócolis, couve-flor;

-Grãos: lentilha, grão de bico, feijão, quinoa;

-Tubérculos: batata doce, inhame, mandioca.

Por que evitar os carboidratos simples?

Ao contrário dos carboidratos complexos, os itens desse grupo são digeridos rapidamente pelo organismo, o que promove os picos de glicose. Por isso, devem ser evitados por quem tem diabetes. Além disso, esses alimentos fazem com que a pessoa sinta fome mais rapidamente, o que favorece o ganho de peso. Por tudo isso, deve-se evitar a ingestão de: açúcar refinado, pão francês, refrigerante, geleia, bolos, arroz branco, entre outros itens.

Agora que você já sabe sobre a importância dos carboidratos, procure um profissional de nutrição e monte uma dieta bem equilibrada o seu estilo de vida.

Publicado : 2 de maio de 2018 as 10:54