www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

Mitos e verdades: Dieta detox

Uma das dietas da moda e que está em alta no momento é a dieta detox. Mas, afinal, você sabe o que é detox? Muitas perguntas surgem acerca deste tema. Por isso, vamos tentar deixar um pouquinho mais claro alguns aspectos sobre a dieta do momento.

O que é a dieta detox?

As dietas detox podem ser consideradas dietas restritivas, que pretende, a curto prazo, eliminar as toxinas acumuladas no organismo. Essas toxinas podem ser provenientes de excessos na alimentação, agrotóxicos, dentre outros. Em geral, estas dietas apresentam valores calóricos baixos, ingestão mínima de alimentos industrializados e, em alguns casos, até restringem açúcar refinado, glúten, lactose e proteína de origem animal.

Daí vem a dúvida: Será que restringir todos esses itens da nossa alimentação é saudável? A gente responde pra você.

Não consumir glúten e lactose só é recomendado para pessoas que apresentam intolerância a essas substâncias ou que têm alguma outra necessidade especial. Se esse não é o seu caso, não faz sentindo não ingerir. Eles não são prejudiciais à saúde e, de maneira geral, não irão afetar a sua dieta.

Muita gente também deixa de consumir proteína animal em algumas dietas. Tome cuidado. Essa atitude, a longo prazo, pode ser prejudicial à sua saúde. Caso você decida parar de comer carne e alimentos de origem animal por uma questão de filosofia de vida, essa atitude deve ser acompanhada de um profissional de saúde que te ajudará a evitar que alguns nutrientes, como vitamina B e ferro, fiquem deficientes em seu organismo.

Por outro lado, a redução de alimentos industrializados e açúcar refinado pode ser uma prática interessante do ponto de vista de saúde. Evitar o excesso destes alimentos pode contribuir para um menor consumo de gorduras, sódio e açúcares em geral. Porém, lembre-se que não é necessário fazer grandes restrições, e que, de maneira equilibrada, os alimentos industrializados podem fazer parte da alimentação, ok? Existem opções saudáveis e nutritivas dentre estes, basta fazer boas escolhas!

Mas será que o corpo precisa de desintoxicação?  

O nosso organismo por si só é capaz de eliminar as toxinas por meio da integração de diversos sistemas como sistema circulatório, urinário e digestivo. No entanto, a ciência ainda não permite afirmar que as dietas detox são realmente capazes contribuir com essa “desintoxicação” de maneira tão significativa. Isso quer dizer que o que te ajuda mesmo a manter o organismo em dia é manter uma alimentação equilibrada associada à prática regular de atividade física.

Mas, faz mal? Por que me sinto melhor?

Assim como qualquer dieta restritiva, a dieta detox não pode ser considerada uma poção mágica! É importante destacar que muitos dos benefícios observados com este tipo de dieta são consequências de uma melhor hidratação, já que a ingestão de líquidos aumenta consideravelmente, a partir de sucos, água e sopas. Além disso, o consumo de fibras, vitaminas e minerais também aumenta, enquanto há redução da ingestão de açúcares e gorduras. Por isso algumas pessoas acabam perdendo peso com essa dieta. Mas é importante deixar claro que estes atributos que mencionamos, como aumento de fibras, vitaminas, minerais, além de melhor hidratação, são características de uma alimentação saudável e por isso você se sente bem.

SUCOS VERDES

Os sucos verdes também têm ganhado a atenção e a preferência dos brasileiros nos últimos meses. Tipicamente presentes nas dietas detox, é possível preparar infinitas combinações de sabores com frutas, folhas, legumes, brotos, sementes, dentre outros ingredientes. Esses sucos costumam ser opções pouco calóricas e muito nutritivas, o que é ideal para qualquer refeição, principalmente as intermediárias como lanche da manhã e da tarde.

No entanto, assim como a dieta detox, estes sucos prometem eliminar toxinas ou até mesmo acelerar o metabolismo. E como já aprendeu aqui no Movimento Comer Bem é Tudo de Bom, não há soluções mágicas! É importante destacar que as pesquisas até o momento não conseguiram provar que estes sucos são capazes de limpar o organismo ou aumentar a taxa metabólica. Mas, de qualquer forma, eles são ótimas opções para aumentar a ingestão de líquidos, fibras, vitaminas e minerais em sua alimentação.

Por isso, tenha em mente que os sucos verdes podem fazer parte de uma alimentação saudável sim, mas não podem ser considerados soluções únicas e milagrosas.

E para você que nunca experimentou, que tal tentar?

Publicado : 3 de fevereiro de 2014 as 10:52