Eles já ocupam uma boa parte das prateleiras dos supermercados, mas ainda tem muita gente que não sabe bem a diferença entre os produtos integrais para os demais. Por isso, listamos essa e outras dúvidas sobre esses tipos de alimentos. Confira!

Qual a diferença entre um produto refinado e um integral?

Esses alimentos são derivados dos grãos. E como já falamos no Blog da Alelo, podemos dividir a estrutura desses grãos em endosperma, farelo e gérmen. No entanto, quando estes cereais passam pelo processo de industrialização, tornando-se refinados, apenas a camada do endosperma permanece intacta, o que significa que as demais estruturas são desprezadas.

Já os produtos integrais, não perdem nenhuma dessas estruturas. Por isso, além do sabor e textura diferentes, eles apresentam perfil nutricional superior aos refinados. Em geral, os produtos à base de cereais integrais apresentam maior quantidade de fibras e outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, presentes inicialmente no farelo e gérmen.

Como saber se um produto industrializado é realmente integral?

Não basta a indicação na embalagem. Para realmente fazer boas escolhas, nossa dica é sempre ficar de olho na lista de ingredientes! Nos rótulos, os componentes são descritos em ordem decrescente, ou seja, os que aparecem primeiro são aqueles que estão em maior quantidade no produto.

No caso dos pães e biscoitos, por exemplo, procure optar por produtos que apresentem a farinha integral na lista de ingredientes antes da farinha branca, que também pode estar descrita como farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.

Posso comer todo o dia alimentos integrais?

Você não só pode como deve incluir alimentos integrais em sua rotina alimentar! Juntamente com frutas, verduras e legumes, estes alimentos são ótimas opções para aumentar o aporte de fibras de sua alimentação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo deve ser de 25 gramas por dia.

Quais os benefícios dos alimentos integrais para a saúde?

Por conta de seu perfil nutricional, especialmente devido à quantidade de fibras, os alimentos integrais podem contribuir com o bom funcionamento intestinal.  Em geral, o consumo de fibras evita a constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre ou intestino preso.

Vale lembrar que a ingestão de água também é essencial nesse processo e deve acompanhar o consumo de fibras.

Além disso, há evidências de que a ingestão de fibras pode ajudar no controle dos níveis de glicose (açúcar) e colesterol no sangue. Ou seja, produtos integrais são tudo de bom para a saúde!

Alimentos integrais engordam mais que os refinados?

Sempre falamos e repetimos que nenhum alimento, isoladamente, pode determinar o ganho ou perda de peso. Para os integrais, vale a mesma coisa!

No fim, o que conta é a combinação entre todos os alimentos que você ingere e o balanço energético no final do dia. Mesmo que em alguns casos os produtos integrais sejam um pouco mais calóricos que os refinados, precisamos lembrar que estes oferecem mais nutrientes!

Além disso, os integrais podem contribuir no controle do peso. Por possuir mais fibras, estes produtos são conhecidos por promover uma sensação de saciedade maior. Ou seja, mesmo que tenham mais calorias que os produtos refinados,  a ingestão de integrais é menor, não pesando na balança.
Mas, de qualquer forma, os alimentos integrais são ótimas opções para um estilo de vida saudável!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.