www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

A moda dos sucos prensados!

Você já deve ter ouvido falar dos sucos prensados. E mesmo que ainda não tenha ouvido, preste atenção nessa matéria porque esses produtos viraram moda na prateleira dos supermercados.

Os sucos prensados, diferente dos outros sucos industrializados, prometem aos consumidores uma consistência única e melhores valores nutricionais. Isso porque eles não são processados em altas temperaturas, o que evita que algumas vitaminas e minerais sejam perdidos. O processo também faz com que o suco tenha uma data de validade mais prolongada, mesmo sem a necessidade de qualquer tipo de aditivo. Mas, como o método é muito novo e bastante protegido pelas empresas que comercializam os sucos prensados, ainda não se sabe muito bem como é que tudo isso acontece. O que sabemos é que para os resultados listados acima, as empresas relatam separar todo o suco da polpa através da aplicação de grande pressão.

O que sabemos também é que esse é um método que consegue extrair menores quantidades de suco quando comparado aos demais processos, o que justificaria a necessidade de uma maior quantidade de frutas e, portanto, responde em partes o porquê dos preços mais altos.

É verdade que qualquer tipo de processamento pode levar à perda de nutriente. No entanto, ainda não existem evidências científicas suficientes que garantam que este tipo de processamento seja realmente melhor e se o valor nutricional do suco feito a partir da prensa a frio é significativamente superior aos demais métodos.

Além disso, por conta do processo, existem relatos de que a quantidade de fibras desses sucos seja inferior quando comparados a técnicas tradicionais de preparo. Entretanto, como isso pode variar, nossa dica é avaliar caso a caso as diferentes marcas para checar a tabela nutricional e assim garantir um bom valor nutritivo. Como não contêm aditivos nem adição de açúcar, os sucos prensados a frio merecem um ponto positivo!

Outro detalhe que os diferencia dos demais sucos industrializados é que os sucos prensados também não passam pelo processo de pasteurização, que tem por objetivo eliminar bactérias causadoras de doenças através de altas temperaturas e assim aumentar o prazo de validade e garantir segurança microbiológica. Por um lado isso é bom, pois aproxima o produto a um suco natural feito em casa, porém esse é um detalhe importante para pessoas que possam estar com o sistema imune comprometido como crianças a idosos mais frágeis! Sendo assim, nesses casos é preciso garantir uma boa procedência. Ah! Para os demais, sem preocupação, hein?

Dessa forma, os sucos prensados parecem sim ser opções interessantes a serem incluídas em uma rotina saudável, mas é importante ressaltar que não devem ser considerados requisitos básicos de uma alimentação equilibrada e que os sucos naturais preparados através de métodos tradicionais continuam sendo excelentes alternativas de agregar vitaminas e minerais no seu dia a dia!

Publicado : 12 de fevereiro de 2015 as 08:00