Quando vamos ao supermercado nos deparamos com uma grande variedade de óleos, provenientes dos mais diferentes grãos e sementes, como canola, soja, girassol, milho, etc. E com tanta variedade, é comum surgirem algumas dúvidas entre os consumidores. Além do preço do óleo, você sabe qual a diferença entre os tipos? Algum é melhor do que o outro? Vamos explicar isso tudo abaixo, confira no Blog da Alelo

Por todos serem um tipo de gordura, os diferentes tipos de óleos apresentam o mesmo valor calórico. Porém, existe uma diferença importante entre: o perfil nutricional de cada um. A principal diferença costuma ser o tipo de gordura que cada um apresenta.

Ainda que sejam muito semelhantes, a quantidade de gorduras saturadas – que é uma das gorduras que precisamos tomar mais cuidado com o consumo excessivo – se apresenta em menor quantidade no óleo de canola e de girassol. Conhecidas por seus efeitos benéficos especialmente à saúde do coração quando consumidas em quantidades adequadas, as gorduras insaturadas também aparecem em diferentes quantidades nos óleos, sendo que a gordura monoinsaturada está em maiores quantidades no azeite de oliva e no óleo de canola enquanto que o óleo de girassol, milho e soja se destacam pela gordura poli-insaturada.

Utilização do óleo

Outro detalhe importante: se os óleos forem aquecidos a altas temperaturas, eles se degradam e liberam substâncias nocivas ao organismo. Precisamos ficar atentos, pois cada óleo sofre alterações a partir de uma determinada temperatura, o que significa que dependendo do tipo de preparação, um tipo de óleo pode ser melhor que outro.

Veja como isso acontece na prática: quando a ideia for fazer uma preparação que eleva a temperatura de forma importante, como é o caso das frituras por exemplo, opte por óleos que demorem mais para serem degradados, como é o caso do óleo de soja e de canola. Por outro lado, os óleos de girassol e o azeite de oliva são aqueles menos resistentes a alterações, o que significa que devem ser utilizados exclusivamente para preparações frias ou naquelas que pouco alteram as temperaturas, como refogados rápidos.

Lembre-se sempre de utilizar os óleos com moderação. Dessa maneira você poderá usufruir dos seus benefícios de maneira saudável e equilibrada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.