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Razões para incluir a sardinha no cardápio do mês

Muitas vezes considerada um peixe de segunda categoria, não se deixe levar por esse senso comum! A sardinha ganha do salmão em vários aspectos nutritivos e, o melhor: suas propriedades se conservam quando ela é enlatada! Veja algumas razões para incluir na dieta esse peixinho fácil de encontrar e de ter sempre em casa na despensa.

 

prato-sardinha

 

É riquíssima em cálcio, especialmente a sardinha em lata

Uma lata de 85g de sardinha tem mais de 460mg de cálcio, mais do que um copo de leite, sendo que 85g do peixe assado tem 372mg! Isso se deve porque a sardinha é enlatada com os espinhos, o que confere mais cálcio à conserva.

 

É rica em ômega 3, a gordura do bem

A ômega 3 é uma gordura poli-insaturada que tem ação anti inflamatória e antitrombótica, fortalece sistema imunológico, auxilia no controle da pressão arterial, promove saúde vascular, protege a retina dos olhos, auxilia no tratamento da depressão, entre outros benefícios. A sardinha enlatada é ainda mais rica em ômega 3 do que a in natura e do que o salmão, famoso pelo seu teor de ômega 3. A sardinha em lata tem entre 1.200 e 2.000mg de ômega 3 a cada 100g de peixe, sendo que um alimento é considerado rico nesse nutriente se tem mais de 80mg a cada 100g!

 

É quase tão rica em proteínas quanto a carne bovina

Dentre as carnes que consumimos, a de boi está entre as mais ricas em proteínas, mas a sardinha não fica muito atrás do bife, com 32,2g a cada 100g de sardinha assada (o filé mignon grelhado tem cerca de 32,8g a cada 100g).

 

É rica em vitaminas e minerais

A sardinha também tem bastante fósforo (que participa da mineralização dos ossos), vitaminas do Complexo B e triptofano, que é importantíssimo para o cérebro.

 

Mas cuidado com o consumo excessivo! Ainda que a sardinha em lata seja uma opção cheia de nutrientes e ainda ser barata, ela também tem mais calorias e sódio do que a sardinha fresca, com cerca de 280mg de sódio por lata de 85g. Ainda que essa quantidade seja alta, entretanto, ainda é bem mais baixa do que a quantidade de sódio em um hamburguer congelado, que tem cerca de 530mg de sódio por porção.

Publicado : 4 de novembro de 2016 as 10:39