www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

Saladas para o verão!

O verão só começa na semana que vem, mas por aqui já estamos pensando em maneiras para aproveitar a estação com uma alimentação leve e saudável! Hoje vamos dar dicas de como preparar saladas nutritivas que, com a escolha certa dos ingredientes, nem precisam de acompanhamentos.

O mais importante é você saber que quanto mais colorida, mais nutritiva será sua salada. Misturar vários tipos de alimentos também é fundamental. Escolha os que mais te agradam e saboreie sem moderação!

FOLHAS: geralmente são utilizadas como base para a salada.  Mas nada de ficar na alface todos os dias. Existem outras opções deliciosas como rúcula, agrião, acelga, almeirão e repolho. Vale experimentar.

LEGUMES: são alimentos importantes para dar mais cor ao seu prato. Cenoura, tomate, beterraba e pepino podem contribuir e muito para aumentar o valor nutricional de sua salada. Aposte em diferentes cortes para variar a apresentação.

LEGUMINOSAS: esse grupo de alimentos pode ser uma opção interessante para diferenciar suas saladas. Soja, feijão, grão de bico, lentilha e ervilha são exemplos que combinam perfeitamente com qualquer preparação.

CARBOIDRATOS: não podemos nos esquecer da fonte de energia, não é mesmo? Pães, torradinhas e até mesmo batatas são boas pedidas nesse caso. O pão sírio ou o próprio pão francês farão bastante diferença no seu prato. Há ainda quem goste de incluir macarrão! Vale testar todas as opções.

PROTEÍNAS: as fontes de proteína são indispensáveis para uma salada completa. As carnes de forma geral podem combinar bem com a salada, desde frango e carne bovina até peixes e frutos do mar. Para que a apresentação fique mais interessante, uma boa opção é colocar esses ingredientes em pequenos pedaços, desfiado ou até mesmo ralado. Ovos e queijos também cumprem essa função e dão um sabor incrível às saladas.

FRUTAS: por incrível que pareça, as frutas ficam deliciosas nas saladas! As azedinhas combinam muito bem com folhas e queijos, por exemplo. Que tal incluir abacaxi, uva, kiwi ou morango ai no seu prato?

SEMENTES E CASTANHAS: para adicionar uma textura crocante à sua salada e também acrescentar mais fibras, aposte em sementes e castanhas como linhaça, semente de girassol, quinua, gergelim, castanha do Pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, dentre outros.

Os molhos também são parte muito importante em uma salada, pois muitas vezes são eles que darão um sabor extra em sua refeição. Evite os feitos à base de maionese e creme de leite, dando preferência àqueles preparados com iogurte, por exemplo. Preparar um vinagrete ou molhos adocicados com frutas também são ótimas opções. Para o dia a dia, o tempero tradicional com limão, azeite e sal é uma boa pedida.

E se você não tem tempo ou tem preguiça de preparar salada todos os dias, vem conferir a nossa dica de salada em vidro.

 

Publicado : 18 de dezembro de 2015 as 17:50