Assim que chega o friozinho, sopas e cremes começam a aparecer cada vez mais nos cardápios e ganham destaque nos mais diversos restaurantes. Com o apelo de serem nutritivas e pouco calóricas, quando a temperatura cai essas delícias acabam fazendo ainda mais parte do nosso dia a dia.

Mas é preciso ter atenção. Essas podem sim serem opções saudáveis, mas é preciso tomar cuidado com algumas armadilhas que certos ingredientes podem proporcionar. E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje!

A primeira coisa que precisamos ficar ligados é que, geralmente, os cremes são mais calóricos do que as sopas. Uma das razões para isso é que para deixar os cremes mais encorpados e com a textura esperada, o creme de leite é frequentemente usado, o que aumenta consideravelmente o teor de gorduras e, consequentemente, o valor calórico dessas delícias. Por isso, vale tomar cuidado para que as porções dos cremes sejam menores e não extrapolem. Para ajudar na saciedade, saladas podem cair muito bem como acompanhamento. Além disso, é bom deixar os legumes, verduras e carnes em pedaços, pois a mastigação ajuda na saciedade.

Os queijos, principalmente parmesão e mussarela, são presença garantida nos buffets de sopas. A dica é controlar o tamanho da porção de queijo, especialmente naquelas que já contém este ingrediente no preparo. Lembrando que ele é apenas um sabor extra e não o prato principal! Quando fizer em casa, outra boa opção é preferir queijos menos gordurosos, como a ricota por exemplo.

O azeite de oliva também é bastante utilizado nestas preparações, devido ao seu sabor característico. Como é conhecido como um ingrediente que faz bem à saúde, pode acabar sendo uma armadilha daquelas! Claro que não podemos deixar de lado o valor nutricional do azeite, que é ótimo, mas por ser basicamente composto de gorduras, este ingrediente deve ser utilizado com cautela, já que 1 colher de sopa cheia pode aumentar em até 80 kcal sua refeição. Portanto, procure regar sua sopa com a menor quantidade possível.

E para quem não dispensa o sabor do bacon e da linguiça calabresa, vale mais uma atenção! Além de gordurosos e calóricos, estes ingredientes podem deixar as sopas e cremes com um teor de sódio muito além do adequado. Por isso, a dica é utiliza-los em pequenas quantidades, apenas para ajudar no sabor. Prefira carnes mais magras, como peito de frango e patinho em cubos. Elas são ótimas fontes de proteínas em sua refeição.

Para os cozinheiros de plantão

Sabemos que os sabores de sopas e cremes podem ser os mais diversos possíveis e, por isso, que tal incluir leguminosas diferentes nas suas receitas? Fuja um pouco do tradicional feijão. Opte por lentilha e ervilha, por exemplo.

Além disso, inserir alimentos fonte de carboidratos na receita é essencial para deixar a sua sopa ou creme mais completa. Batata, mandioquinha, macarrão e arroz são apenas alguns ingredientes que podem dar aquela energia que precisamos para o dia a dia. Utilizar versões integrais de macarrão e arroz também cai muito bem.

Use e abuse das verduras e legumes. Além de melhorar o valor nutricional da sua refeição, eles irão dar um sabor super especial juntamente com ervas aromáticas e temperos naturais, tais como cebola, alho, alecrim, manjericão, pimenta, entre outros.

Leia mais no blog da Alelo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.