www.facebook.com/alelocomerbemtdb twitter.com/AleloBrasil

Sucos nutritivos para substituir o café no café da manhã.

Não tem jeito, o café é uma paixão nacional. Seja quentinho, expresso, coado, amargo, com açúcar, adoçante, chocolate, chantilly e até mesmo gelado: é praticamente impossível encontrar uma forma com que a bebida não caia bem, de manhã ou no finzinho da tarde. De acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional do Café, no ano de 2012, estima-se que 97% dos brasileiros com faixa etária maior que 15 anos consumam a bebida pelo menos uma vez por dia.

Mas não é à toa que o café é consumido, principalmente pela manhã. O que motiva a média de quase 80 litros tomados por pessoa durante um ano, segundo a pesquisa, é a presença da cafeína, um composto químico com forte poder estimulante e também diurético. No entanto, nem só de cafeína é feito o café, o grão também é composto por minerais importantes para o funcionamento do organismo como o cálcio, magnésio, sódio, ferro, manganês, entre outros.

Muita gente se pergunta se o café faz bem ou mal à saúde. E estudos científicos têm apontado que a bebida pode trazer benefícios para o funcionamento do corpo humano. Entram nessa lista a prevenção de doenças do coração, diabetes, mal de alzheimer, cirrose e parkinson. Porém, como quase tudo na vida, devemos levar em conta o bordão de que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Ou seja, se consumido com muita regularidade ou em grandes quantidades, o café também pode causar problemas como a taquicardia, gastrite e aftas, doenças que atingem o intestino, dores de cabeça, aumento da ansiedade e refluxo. Mas há como se manter desperto consumindo outras bebidas para além do café e que não contêm cafeína.

Alguns tipos de frutas e até mesmo legumes são poderosas fontes de energia e têm capacidade de estimular o seu organismo para aguentar um dia agitado. Tubérculos como o gengibre tem efeito estimulante prolongado, eficaz para manter o cansaço bem longe da sua rotina. A cenoura e a beterraba também fazem parte da família das raízes e têm forte poder estimulante, além de serem aliadas no controle do apetite e riquíssimas em vitamina A.

A beterraba ainda eleva a resistência, o que justifica que a maioria dos atletas e esportistas a usem na preparação de sucos pela manhã. Outro ingrediente indispensável no café da manhã é uma fruta bastante conhecida pelos brasileiros: a maçã, fazendo valer o ditado de quem a consumir, pelo menos, uma vez por dia, irá se manter afastado dos consultórios. Ela é uma bomba de energia e saciedade para o seu dia por ser rica em fibras e vitaminas B, C e E. Além disso, tem importante ação preventiva contra o surgimento de diabetes, na prevenção de AVCs, problemas respiratórios e doenças que atingem o trato digestivo.

Está esperando o que para inserir no seu café da manhã sucos nutritivos capazes de saciar a fome e estimular seu corpo para dar conta de todas as obrigações do dia? Agora que você já sabe os benefícios dos sucos, que tal dar uma provadinha em alguns dos nossos prediletos:

-Abacaxi com gengibre

-Melancia com canela

-Laranja com couve e uma pitada de pimenta caiena

-Limão com chá verde e hortelã

Aproveite! ;)

Publicado : 11 de maio de 2018 as 15:15