Pesquisa realizada pela Alelo em 2014, em parceria com o Ibope, que ouviu pouco mais de dois mil (2.131) trabalhadores, mostra que 70% dos entrevistados almoçam fora de casa. E destes, 40% sentem sono após o almoço.

E você, faz parte desse grupo que clama por uma soneca pós-almoço? Se sua resposta for sim, vem com a gente descobrir algumas dicas para melhorar essa situação!

Sono após o almoço

O sono após o almoço acontece pela soma de diversos fatores. Alguns deles infelizmente não podem ser modulados, como por exemplo alterações hormonais que ocorrem naturalmente ao longo do dia e a variação da temperatura corporal.

Por outro lado, existem aspectos que podem ajudar a controlar essa sensação de sono e que dependem de nossas escolhas.

Nessa mesma pesquisa, outro dado importante foi observado: alimentos gordurosos costumam aparecer frequentemente e em grande quantidade no horário do almoço.

Seja na forma de carnes com gorduras aparentes, frituras em geral, como salgadinhos, pasteizinhos, linguiça, ou até mesmo aquela feijoada completa. E essa é uma informação bastante relevante já que a qualidade da alimentação parece ter uma relação com este soninho pós refeições.

Isso porque refeições muito pesadas, principalmente por excesso de gorduras, têm um papel importante nessa preguicinha.

O ideal é optar por um almoço mais leve, sem deixar de incluir os diferentes grupos alimentares, mas de maneira equilibrada. Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais não só podem, como devem compor um prato saudável, mas o grande segredo é consumi-los sem exageros.

Para driblar estes efeitos no trabalho, uma boa dica é procurar fazer um exercício leve na hora que bater aquele soninho, como caminhar pelo escritório ou se alongar, com a intenção de despertar o corpo e aliviar a moleza.

E como está o sono durante a noite?

Outra questão que merece atenção é a qualidade do sono durante a noite. Nem sempre dormir bem significa dormir as famosas 8 horas por noite.

Há quem se sinta melhor dormindo menos e há quem necessite dormir mais do que isso, mas em geral, 7 horas e meia parecem suprir a necessidade de grande parte das pessoas.

O importante é conhecer seu organismo para descobrir qual é a melhor maneira de fazê-lo funcionar adequadamente.

Tenha rotina e estabeleça horários para dormir, tente deixar o quarto em uma temperatura agradável – nem muito calor, nem muito frio – desligue a luz e aparelhos que poder fazer algum som enquanto você dorme.

Com certeza, esses pequenos ajustes irão te ajudar a ter uma melhor noite de sono.
Com essas dicas, você só vai sentir sono no trabalho se quiser. Agora manda a soneca para longe e vamos trabalhar!


Por acreditar que boas ideias contagiam e transformam, a Alelo lançou o Movimento Comer Bem é Tudo de Bom, que tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis no dia a dia dos trabalhadores brasileiros.


A iniciativa mostra que ter uma alimentação balanceada e uma vida mais ativa aumentam a produtividade no trabalho, em casa e no lazer. Por meio de conteúdos informativos, o Movimento ajuda as pessoas a fazerem as melhores escolhas e a mudarem suas rotinas com atitudes simples.

Veja outras informações sobre bem-estar no site da Alelo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.